Lula mais honesto do que Bolsonaro põe fim a pesquisa semanal
Liberdade de expressão só vale se a favor do presidente
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa de intenção de votos pode desagradar muita gente. Uma pesquisa de intenção de voto semanal pode desagradar muito mais. Foi por isso que a XP Investimentos, corretora de valores, alterou a periodicidade das pesquisas que contratou ao Ipespe.
Era uma por semana até o fim das eleições. Agora, será uma por mês. Os bolsonaristas detestaram a mais recente que mostrou Lula com um índice maior de eleitores que lhe conferiram a condição de o mais honesto. E, pior: mais honesto do que Bolsonaro.
Por telefone, como sempre faz, o Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Brasil entre 30 de maio e 1º de junho. Uma das perguntas foi sobre os atributos de cada candidato. Lula aparece como o mais honesto, derrotando Bolsonaro por 35% a 30%.
Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, parlamentares e seguidores do presidente da República pediram punição pelo que chamaram de “pesquisa falsa” e pregaram, inclusive, que bolsonaristas fechem suas contas na XP. Aí deu ruim.
A corretora não aguentou a pressão e recuou. Mais vale dinheiro no bolso do que independência e desejo de servir ao distinto público.