metropoles.com

Lula hesita em quebrar o isolamento, sair às ruas e viajar pelo país

Ele não quer ser acusado de promover aglomerações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula em fábrica em São Paulo
1 de 1 Lula em fábrica em São Paulo - Foto: Reprodução

Sondado sobre sua disposição em comparecer às manifestações contra o governo Bolsonaro do último sábado, dia 29, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva respondeu que não seria o caso.

Ele ainda não quer ser visto em atos públicos para não dizerem que é um homem de duas palavras – recomenda o isolamento por causa da pandemia, mas provoca aglomerações.

Não quer parecer-se com Bolsonaro. Esta semana, ocupou parte dos seus dias submetendo-se a exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos cuidados do cardiologista Roberto Kalil.

A saúde vai bem, e por ora Lula só quer conversar, a sós ou em pequenos grupos. Mas começou a ser aconselhado a viajar ao Nordeste, sua fortaleza de votos, para marcar presença.

Do marketing de sua campanha a presidente no ano que vem, se encarregará um publicitário baiano que já trabalhou para o senador Jaques Wagner e o PT nacional.

Das redes sociais, o jornalista Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) durante o segundo mandato presidencial de Lula.

No próximo dia 23, o Supremo Tribunal Federal vai retomar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no processo do tríplex de Lula. Faltam votar dois ministros.

Mas já tem maioria formada a favor da suspeição. O temor de Lula é que o desfecho do julgamento seja adiado. Até o final deste mês, ainda prefere manter-se recolhido.

Não contem com ele, portanto, para as manifestações anti-Bolsonaro convocadas para o próximo sábado, dia 19. Seus promotores calculam que elas serão maiores que as anteriores.

Desta vez, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Sem Terra (MST) não irão limitar-se a enviar representantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?