metropoles.com

Lula censura Janja em público por ter mandado Elon Musk se foder

Ela atirou no pé do marido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Primeira-dama Janja em evento do G20
1 de 1 Primeira-dama Janja em evento do G20 - Foto: Reprodução

O livro do Eclesiastes diz que “existe um tempo para falar e um tempo para calar”. E o provérbio “a palavra é prata, o silêncio é ouro” ensina que mais importante do que falar no momento certo é saber calar e manter reserva em algumas situações.

A socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, ama a palavra e pouco aprecia o silêncio. Amiúde, arrisca-se a ser inconveniente. Isso, porém, seria um problema ou uma escolha de vida dela se Janja não fosse casada com o presidente do Brasil.

Naturalmente, tal condição não a obriga a pensar como o marido, nem cassa seu legítimo direito de tentar influenciá-lo. Não há uma só pessoa com acesso direto ou remoto a um presidente da República que não deseje convertê-lo às suas ideias.

Ocorre que uma primeira-dama que muito fala em público pode causar embaraços a quem governa. Janja criou mais um, ontem, ao mandar se foder Elon Musk (‘fuck you’), o atual queridinho de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.

Musk é um empresário poderoso e um barulhento ativista político de extrema-direita que recentemente desrespeitou ordens da Justiça brasileira e foi punido com a suspensão do X. Ele não perde uma só oportunidade de criticar o governo de Lula.

Em resposta ao ataque de baixo nível que sofreu, Musk postou no X um vídeo com a declaração de Janja, e, entre emojis de sorrisos, escreveu: “Eles vão perder a próxima eleição”. Horas depois, em um palco que dividia com outras pessoas, Lula censurou Janja:

– Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém. Nós não temos que xingar ninguém. Nós devemos apenas indignar a sociedade.

Antes de ofender Musk em um evento paralelo à reunião do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, que pela primeira vez acontecerá no Brasil a partir de amanhã, Janja referiu-se ao autor das explosões do 13/11 em Brasília como “bestão”.

Não interessa ao Brasil abrir uma frente de tensão com o novo governo norte-americano. Lula foi um dos primeiros chefes de Estado a parabenizar Trump por sua eleição. Diplomatas consideram que a fala de Janja foi um tiro no pé – não no dela, mas no de Lula.

Bolsonaro e seus aliados, a essa altura,  estão rindo a bandeiras despregadas depois de uma semana que foi infernal para eles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?