metropoles.com

Lula à espera do apoio de Luciano Bivar, homem de 1 bilhão de reais

União Brasil, o maior partido do pais, fica mais próximo do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Luciano Bivar faz "V" de vitoria durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República
1 de 1 Luciano Bivar faz "V" de vitoria durante Evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo do seu Estado, telefonou, ontem, para Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás e candidato à reeleição.

Conversaram sobre a disposição do presidente do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE), de retirar-se da sucessão presidencial e apoiar a candidatura de Lula.

Na mais recente pesquisa de intenção de votos Datafolha, Bivar sequer conseguiu pontuar. A candidatura dele nunca foi para valer. Era para passar o tempo à espera de uma melhor oportunidade.

E ela apareceu. Lula ofereceu-se para garantir sua reeleição, e uma vez que ela aconteça, a condição de seu candidato à presidência da Câmara dos Deputados caso ele derrote Bolsonaro.

Bivar passou o dia no Recife conversando à esquerda e à direita. Esteve com o prefeito João Campos (PSB) e com Fernando Bezerra Coelho (MDB), ex-líder do governo Bolsonaro no Senado.

Não só pediu apoio como ofereceu o do União Brasil, o maior partido do país, com o maior tempo de propaganda no rádio e na TV, e o mais rico. Tem 1 bilhão de reais para gastar nesta eleição.

Para ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, estaria de bom tamanho o apoio de Bivar a Lula, arrastando ou não o apoio informal do próprio partido. Garantiria sua eleição na Bahia.

As pesquisas indicam que ACM deverá se eleger, mas o apoio de Lula a um candidato do PT o deixa inseguro. Quando vinculado a Lula, o candidato do PT cresce e ameaça ACM Neto.

Nas negociações de Bivar com Lula poderia entrar a remoção do candidato do PT ao governo baiano ou a certeza de que Lula não se empenhará tanto para elegê-lo. Tudo é possível.

Caiado não gosta da ideia de ver seu partido ligado a Lula. Ele quer manter distância de Lula e de Bolsonaro para atrair votos de eleitores dos dois, e lidera com folga as pesquisas.

Em Goiás, Bolsonaro apoia a candidatura ao governo do deputado federal Major Vitor Hugo (PL), o quarto colocado nas pesquisas de intenção de voto. Esteve com ele, ontem, em Goiânia.

Chegou de moto à sede do clube onde o deputado lançaria sua candidatura. A festa foi um fracasso de público. Bolsonaro disse as mesmas coisas de sempre e voltou a Brasília.

“Bivar é um político capaz de dar voltas em qualquer um”, observa Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco. Poderia dizer o mesmo de Lula que quer liquidar a fatura ainda no primeiro turno.

O deputado federal André Janones, candidato do Avante a presidente com 2% dos votos, fechará acordo com Lula na próxima semana. Decidiu apoiá-lo sem fazer maiores exigências.

Ciro Gomes, candidato do PDT, anunciou que esta será a última vez que disputa uma eleição presidencial. Disputou três e perdeu. Não consegue alcançar os dois dígitos nas pesquisas.

Simone Tebet, candidata do MDB, não consegue passar nas pesquisas dos 2% das intenções de voto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?