Jornais favorecem o candidato tucano a prefeito de São Paulo
Pesquisa reveladora
atualizado
Compartilhar notícia
Está na edição de hoje de O Globo: com o acirramento da disputa pela prefeitura de São Paulo, o PT critica o trabalho da imprensa paulista na cobertura das eleições e avalia que alguns jornais estão prejudicando a candidatura à reeleição da prefeita Marta Suplicy.
Baseado num estudo de jornalismo comparado, elaborado pelo Observatório Brasileiro de Mídia, organização não-governamental (ONG) ligada à Universidade de São Paulo (USP) e ao Fórum Social Mundial, o presidente do PT, José Genoino, disse que é antidemocrático e absurdo o comportamento de alguns jornais:
“O relatório fala por si só. É uma coisa antidemocrática e totalmente desigual o que alguns veículos de comunicação estão fazendo contra a candidata do PT. Chega a ser absurdo”.
O levantamento feito pelo Observatório, trabalho de estreia da entidade no Brasil, mostra que são negativas 79,22% das notícias sobre a prefeita Marta Suplicy e 76,15% das notícias de sua candidatura à reeleição, veiculadas entre 26 de agosto e 1 de setembro em cinco jornais paulistas: “Folha de S.Paulo”, “Estado de S.Paulo”, “Jornal da Tarde”, “Diário de S.Paulo” e “Agora”.
Apenas 14,65% das notícias sobre a prefeita e 12,26% das reportagens sobre a candidata são positivas. José Serra (PSDB) tem somente 15,64% de notícias negativas. Em contrapartida, diz o relatório, são positivas 48,87% das notícias sobre ele. As negativas somam somente 15,64%.
(Publicado aqui em 28 de setembro de 2004)