metropoles.com

Israel à espera da libertação de mais 50 sequestrados pelo Hamas

Conselheiros militares americanos a caminho da guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tania Kraemer/DW
Imagem colorida de protesto de familiares que buscam parentes reféns do Hamas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de protesto de familiares que buscam parentes reféns do Hamas - Metrópoles - Foto: Tania Kraemer/DW

Uma vez libertadas quatro reféns – mãe e filha americanas, na última sexta-feira, e duas israelenses de idade avançada e saúde precária, ontem –, o Hamas pode voltar a fazer o mesmo, em breve, com um grupo de 50 prisioneiros mantidos em Gaza.

Foi o que o canal de notícias I24 de Tel Avi ouviu de fontes do governo de Israel. O novo acordo está sendo mediado pelo governo do Qatar, e os prisioneiros seriam entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha. Nem por isso os bombardeios a Gaza diminuíram.

Nas últimas 24h, ataques de Israel a Gaza mataram pelo menos 400 pessoas. O campo de refugiados de Jabalya e ruas perto de dois hospitais em Gaza foram alvo de 70 bombardeios. O número de deslocados é de 1 milhão numa população de 2,3 milhões.

Os Estados Unidos estão enviando conselheiros militares e sofisticados sistemas de defesa aérea para Israel antes que tenha início a invasão terrestre de Gaza. A invasão só não começou para não atrapalhar a libertação de reféns.

Os conselheiros militares americanos não se envolverão em quaisquer combates, é o que diz um porta-voz do Pentágono. Na quinta-feira passada (19/10), o contratorpedeiro norte-americano USS Carney abateu quatro mísseis lançados do Iémen para Israel.

A consumar-se a devolução de mais 50 sequestrados durante o ataque do Hamas em 7 de outubro, restarão ainda cerca de 160 ou 170.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?