metropoles.com

Inflação em alta está derretendo a popularidade de Bolsonaro

O presidente desprezou o combate à pandemia pensando que a recuperação econômica garantiria sua reeleição. Não foi o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Metrópoles
bolsonaro1
1 de 1 bolsonaro1 - Foto: JP Rodrigues / Metrópoles

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro disfarçava a irritação com meia dúzia de microfones defeituosos que o impediam de falar para uma plateia de evangélicos em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em outro ponto da cidade, celebrava os resultados de mais uma pesquisa repleta de boas notícias para ele.

Aplicada entre 30 de setembro e 3 de outubro, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, pesquisa Quaest ouviu 2.048 eleitores. Em todos os cenários considerados para a eleição do ano que vem, Lula vence com 43% a 46% no primeiro turno, e no segundo supera qualquer adversário.

Na média estimada dos oito cenários para o 1º turno, ele aparece com 45%, seguido por Bolsonaro, com 26%, e Ciro Gomes com 11%. No 2º turno, Lula venceria Bolsonaro (53% a 29%), Ciro (49% a 26%), Sergio Moro (52% a 26%), Luiza Trajano (54% a 17%), João Doria (54% a 16%) e Rodrigo Pacheco (56% a 14%).

A pesquisa também aponta Lula como o melhor candidato para resolver problemas centrais do Brasil. Para 37%, é o mais indicado para enfrentar os problemas ligados à Saúde (Bolsonaro, em 2º, tem 19%); e o preferido para lidar com desafios na segurança pública (29%), na corrupção (28%) e na economia (44%).

“A inflação está comendo a popularidade do presidente”, avalia o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa. É por isso que Bolsonaro tanto se esforça em jogar nas costas dos governadores a culpa pela inflação, e corre atrás de dinheiro para anabolizar o programa Bolsa Família.

“Em 2020, ele perdeu muito com a pandemia. Neste ano é a economia que deteriora a sua imagem”, explica Nunes. “Ou seja, ele fez duas apostas erradas. Chutou a pandemia achando que a economia iria salvá-lo. Está acontecendo justamente o inverso”. E deve piorar porque a inflação continuará crescendo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?