HÁ VINTE ANOS – Papa empurra a Igreja no Brasil para a direita
(Publicado aqui em 5 de maio de 2004)
atualizado
Compartilhar notícia
17:07
Dom Aldo Di Cillo Pagotto, 54 anos, atual bispo de Sobral, no Ceará, foi nomeado pelo Papa para suceder dom Marcelo Carvalheira como arcebispo de João Pessoa. É mais um bispo da linha conservadora da Igreja a ocupar um cargo que foi ocupado por um bispo da linha progressista.
Dom Marcelo se aposentou ao completar 75 anos. No seu longo pontificado, João Paulo II conseguiu alterar drasticamente o perfil da cúpula da Igreja no Brasil. Ela se tornou conservadora, mais voltada para os problemas espirituais, menos propensa a atuar na esfera social.
Na época da ditadura militar, dom Marcelo foi preso no Rio Grande do Sul, acusado de dar fuga a desafetos do regime. Ele foi discípulo de dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife. Dom Hélder foi sucedido por dom José Cardoso, conservador, formado em Roma. O novo arcebispo de João Pessoa criticou recentemente o movimento dos sem-terra por invadir fazendas.
—
16:53
O pai bate, a filha assopra.
O senador José Sarney, presidente do Senado, aproveitou ontem uma reunião com Lula para se queixar do senador Aloizio Mercadante, líder do PT no Senado. Criticou-o duramente, embora sem perder de todo a elegância. Ele e Mercadante vivem às turras no Senado. Sarney quer mais um mandato de presidente do Senado.
Mercadante deu corda ao senador Renan Calheiros, aspirante ao cargo que Sarney deseja manter, e jogou um contra o outro.
Hoje, sob o patrocínio da senadora Roseana Sarney, Mercadante e o pai dela almoçaram. Devem ter trocado juras de amor.
O almoço estava agendado desde a semana passada quando Sarney e Mercadante bateram boca no Senado. Renan dançou nessa história. Lula quer Sarney na presidência do Senado por mais um mandato. E terá.