metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – Os norte-americanos se divorciam do mundo

Um cheque em branco para o vencedor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
U.S. Department of State
john kerry
1 de 1 john kerry - Foto: U.S. Department of State

Quando ao longo da campanha eleitoral John Kerry, candidato do Partido Democrata, ensaiava elevar o tom de suas críticas a George W. Bush, o presidente republicano candidato à reeleição respondia tentando caracterizá-lo como um candidato de esquerda, ou quase isso. No mínimo, um candidato liberal demais.

Então Kerry baixava a bola e recuava com medo de perder o voto dos eleitores de centro. De resto, não combinava com seu temperamento bater forte. Bush escolheu o tema em torno do qual deveria girar a campanha, a dele e a de Kerry: a guerra contra o terror. E Kerry placidamente aceitou a escolha dele.

Kerry passou toda a campanha tentando se parecer com Bush. À cópia, portanto, os norte-americanos preferiram o original. Os Estados Unidos irão mais para a direita – se isso ainda for possível, sempre é. A influência religiosa aumentará. O império se tornará mais império. Será por aí mesmo?

O país de Bush garantiu ao partido de Bush a maioria na Câmara dos Deputados, a maioria no Senado, e aprovou em 10 Estados a emenda constitucional que proíbe o casamento homossexual. A emenda foi defendida por Bush.

Os Estados Unidos deram um cheque em branco ao seu presidente. E se não estiver totalmente em branco, Bush entenderá como se estivesse. Ao contrário da eleição passada, Bush ganhou também no voto popular.

 

(Publicado aqui em 7 de outubro de 2004)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?