HÁ VINTE ANOS – O filho de Fernando Henrique Cardoso
(Publicado aqui no dia 10 de maio de 2004)
atualizado
Compartilhar notícia
13:04
A nossa grande imprensa não quis ir fundo na história de Fernando Henrique Cardoso ter ou não um filho fora do seu casamento – no caso, com uma jornalista da TV Globo. Entendeu que vida pessoal de governante não interessa a governados.
(Curioso: ela não viu nada demais em publicar matérias sobre filhos tidos fora do casamento por Orestes Quércia, ex-governador de São Paulo, e Fernando Collor, ex-presidente da República.)
Diversos jornais do exterior fizeram reportagens a respeito do suposto filho de Fernando Henrique – os nossos, não.
No caso do consumo excessivo ou moderado de bebidas por parte de Lula, a Folha e o Estadão transcreveram ontem matéria do New York Times a respeito. E os dois e demais jornais continuaram hoje a repercutir o assunto. Se deram crédito à matéria do NYT, deveriam ter produzido suas próprias matérias e não se limitado a transcrever aquela.
Mas digamos que foram furados. Que jamais tinham ouvido falar disso até lerem o NYT. Muito bem: estão obrigados a investigar o assunto e a publicar em suas próximas edições se o presidente está ou não bebendo além do que deveria.
Para não serem acusados de parciais, deveriam finalmente investigar se Fernando Henrique é pai ou não de um garoto que vive hoje com a mãe em Barcelona.
PS: antes que me perguntem por que não faço o que sugiro que a grande imprensa faça, respondo: Lula gosta de beber, sim, como de resto muita gente gosta. Lula já tomou alguns porres antes de virar presidente e depois também. Mas por tudo que consegui apurar, foram porres eventuais, episódicos, que em nada prejudicaram seu desempenho como presidente.
Sobre um filho que Fernando Henrique teria ou não em Barcelona: tem, sim. E reluta há mais de sete anos em registrar como seu. Acho que o filho de Fernando Henrique em nada afetou o bom ou mal desempenho dele como presidente. Acho que o gosto de Lula por bebidas poderia afetar, sim, o desempenho dele como presidente. A conferir.