metropoles.com

Há VINTE ANOS – O de sempre contra a mesma coisa

Como será daqui a dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Faixa presidencial. O objeto tem cores verde e amarela e o brasão do Brasil estampado | Metrópoles
1 de 1 Faixa presidencial. O objeto tem cores verde e amarela e o brasão do Brasil estampado | Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

O exercício do poder é pela direita. Aqui e em toda parte. Quem chega ao poder não quer sair de lá. E, se necessário, divide aliados, espreme a oposição e controla a mídia para que ela não o enfraqueça com suas críticas. Todos os seus atos são no sentido de conservar, de manter o que conquistou.

O exercício do poder é reacionário pela própria natureza. Não devemos, pois, nos espantar com o que Lula e sua turma fazem ou deixam de fazer. Nada mais banal do que ganhar com um discurso e governar com outro. Pretextos para isso sempre haverá.

Nada mais banal do que repetir gestos, métodos e comportamentos  dos que os antecederam. Nada mais banal, por consequência, do que incorrer nos mesmos erros.

No governo Fernando Henrique Cardoso, denunciou-se a punição, por exemplo, de agentes da Polícia Federal que haviam causado embaraços ao governo ou a aliados do governo. Foram punidos com a transferência para lugares ermos – ou distantes das melhores cidades.

Agentes federais que prenderam o marqueteiro do PT Duda Mendonça em uma rinha no Rio acabam de ser removidos da capital para o interior do Estado.

FHC prometera não abusar da edição de Medidas Provisórias em respeito ao Congresso. Abusou. Lula prometeu a mesma coisa. Esqueceu a promessa. A continuar na velocidade em que vai, acabará editando mais Medidas Provisórias do que FHC.

Um dos cinco dedos que resumiam as principais promessas de governo de FHC tinha a ver com o combate feroz à violência urbana. A violência cresceu nos oito anos de governo dele. O outro dedo tinha a ver com a criação de empregos. O desemprego aumentou enquanto ele foi governo.

É uma pena que Lula e o PT tenham vencido as eleições de 2002. Porque a esperança venceu o medo para ser derrotada logo em seguida – e nada restou no seu lugar.

A próxima eleição presidencial será disputada pelo “o de sempre” contra “a mesma coisa”. O mais que ela vier a representar será pura invenção de marqueteiros.

 

(Publicado aqui em 27 de novembro de 2004)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?