Compartilhar notícia
O PT parece ter sido enquadrado por Lula. Que disse na cara de 17 ministros que irá até o fim do mandato com a duríssima política econômica de Palocci. E que disse à direção do PT e ao próprio ministro José Dirceu de Oliveira, contrariando a ambos, que José Dirceu deve ficar quietinho no seu lugar.
José Dirceu deve cuidar da coordenação administrativa do governo. Nem sonhe em querer retomar a coordenação política que Lula deu para o ministro Aldo Rebelo, do PC do B, e que ultimamente tomou dele e ficou com ela.
Mas se ele parece estar conformado com as decisões de Lula, na verdade o PT está nos cascos. Esperneia em recintos fechados. E sempre que pode, aproveita qualquer motivo para tornar pública sua insatisfação.
A essa altura, o governo Lula não desagrada apenas a quem votou nele e aos partidos que ainda lhe dão apoio no Congresso: o PT está infeliz com o governo.
Poderá, se não tiver outro jeito, ir para o inferno com Lula. Mas depois o culpará. Como o candidato derrotado do PT a prefeito de Porto Alegre já o fez. Como a própria prefeita não reeleita de São Paulo, Marta Suplicy, começou a fazer há pouco.
(Publicado aqui em 26 de novembro de 2004)