metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – Fogo em documentos da ditadura militar de 64

Zombando da inteligência alheia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Orlando Brito
Imagem em preto e branco de policial fardado, de costas, segurando um cassetete. Ao fundo, manifestantes contra a ditadura militar
1 de 1 Imagem em preto e branco de policial fardado, de costas, segurando um cassetete. Ao fundo, manifestantes contra a ditadura militar - Foto: Reprodução/Orlando Brito

Informa O Globo:

“Responsável pelo inquérito policial-militar (IPM) que vai investigar a destruição de documentos que seriam referentes ao regime militar, o brigadeiro Ramon Borges vai pedir uma perícia à Polícia Federal para ter certeza de que os documentos foram queimados dentro da base militar. Oficiais ligados ao Comando da Aeronáutica suspeitam que o material possa ter sido incinerado fora da base e levado para lá.

Borges, que já está na Bahia, vai ouvir todos os oficiais, inclusive o comandante da base, coronel Narcélio Ramos Ribeiro.
Desde domingo, a Aeronáutica isolou o lugar em que teriam sido queimados os documentos, como revelou o programa “Fantástico”, da Rede Globo. Na segunda-feira foi encontrada outra pilha de papéis, cercada de madeira. Este material já está à disposição da equipe do IPM.

Ontem, no Congresso, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, disse não ter conhecimento do teor e da quantidade de novos documentos encontrados em Salvador.”

Comentário meu: se entendi direito, cogita-se da hipótese de alguém, fora da Base Aérea de Salvador, ter incinerado no todo ou em parte os tais documentos da época da ditadura; depois, ter entrado com as sobras e cinzas deles na Base Aérea para em seguida espalhá-los em um determinado local; e certamente avisar mais tarde a um cinegrafista que foi até lá e filmou tudo.

Terá sido assim? Não debochem da inteligência alheia.

 

(Publicado aqui em 15 de dezembro de 2004)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?