Há VINTE ANOS – Falta autoridade ao governo Lula
(Publicado aqui em 7 de maio de 2004)
atualizado
Compartilhar notícia
14:10
Em ano de eleições municipais e a dois anos da renovação dos seus mandatos, quero ver deputados do PT e de outros partidos de esquerda votarem contra propostas de reajuste maior do salário mínimo. A votação será nominal. Quer dizer: o placar eletrônico mostrará como cada parlamentar votou.
Será um dia de festa para a oposição – quer ela ganhe, e emplaque um reajuste maior do salário, ou perca. Se perder, sairá no lucro. Ficará como boazinha – e o governo como perverso. De outra parte, Lula não pode concordar agora com um reajuste maior. Seria incoerência.
—
14:00
O governo Lula faz tudo conforme mandam as leis do mercado e os que ditam os rumos da economia globalizada, tudo mesmo. Por não discrepar em nada, arrisca-se a ser varrido do Palácio do Planalto nas próximas eleições. Tudo bem. Mas em troca, o que tem recebido?
Os investimentos externos começam a escassear diante da certeza de que subirá a taxa de juros norte-americana. O risco-Brasil disparou por causa disso, e também por causa da elevação do preço do barril de petróleo. A Bolsa de Valores de São Paulo caiu ontem e hoje está em queda.
No comércio internacional, os Estados Unidos e a comunidade econômica europeia não dão a menor colher de chá ao Brasil.
De quê adianta fazer o papel de menino bem comportado?
—
13:48
Está bem que Itamar Franco não deva ser levado a sério. É mercurial, imprevisível e instável. Mas ele é embaixador do Brasil em Roma. E não pode desancar o governo a que serve – nem lá, nem cá. Desembarcou aqui criticando o governo Lula “por falta de ousadia”. Ele já fez o mesmo como embaixador do Brasil na época do governo Fernando Henrique Cardoso.
No caso, o problema não é tanto Itamar. O problema está na excessiva tolerância do governo Lula com gestos de desafios dos seus integrantes ou aliados.
Um ministro já mandou outro à p.q.p. e ficou por isso mesmo. Outro ministro falou mal do próprio Lula em conversa com parlamentares e ficou por isso mesmo.
Lula diz que lhe doeu na alma só poder dar um reajuste de 20 reais para o salário mínimo – e vários deputados e senadores do PT estão empenhados no Congresso em dar um reajuste muito maior.
Falta autoridade ao governo.