metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – “Divergências, cadeiradas, no PT a gente dá”

Um desabafo sincero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
José Dirceu (Zé Dirceu) na posse de Lula
1 de 1 José Dirceu (Zé Dirceu) na posse de Lula - Foto: Divulgação

O ministro José Dirceu de Oliveira, da Casa Civil, está na capa da revista “Época” que irá para as bancas amanhã. Ele concedeu longa entrevista. Seguem alguns trechos:

Época – Por que tanta gente bate no senhor?

Dirceu – Não sei. Em parte, pode ser porque eu deixei de dar entrevistas. O presidente sabe que não falo o que acontece nas reuniões, ao contrário de alguns outros ministros.

* Divergência, cadeirada, no PT a gente dá. Come o pau nas reuniões. A gente é assim. Se eu não posso falar algumas verdades para o Antonio Palocci, ministro da Fazenda, numa reunião entre nós, com o presidente, na casa dele, tomando refresco, comendo salgadinho, vou falar onde?

* No governo, o Palocci discute, debate. Agora, outra coisa é o presidente tomar uma decisão e um ministro contestar publicamente. Eu nunca faço. Ao contrário, geralmente sou eu quem faz cumprir a decisão. Aqui é presidencialismo. Quem manda, quem decide é Luiz Inácio Lula da Silva.

* O problema do país não é a inflação. O Banco Central tem que estar vigilante, mas não é esse o problema. A dívida interna do país melhorou muito, o risco Brasil caiu e a dívida externa está diminuindo. Qual o nosso problema? É fazermos investimentos em infraestrutura. Este não é um governo que tem só política monetária e fiscal. É um governo que pensa no desenvolvimento.

* Não quero ser presidente da Câmara. E não quero voltar à articulação política, até porque se eu quiser discutir tenho a articulação do governo, tenho o PT. Não tenho nenhum problema de estar fora das articulações, mas o que não pode acontecer é atribuírem a mim algo que não é a minha responsabilidade. Nem vitórias, nem derrotas.

* Eles não têm bandeira (os tucanos). Tentaram a corrupção, não pegou. Tentaram a política econômica, perderam a agenda. Na questão social, as pesquisas mostram que melhoramos. E vivem dizendo a mentira de que nós mantivemos a política econômica deles. Eles não fizeram o ajuste fiscal, nós fizemos. Eles endividaram o país, nós diminuímos a dívida. Não fizeram política industrial. A política externa era tímida e tíbia. Não fizeram a reforma tributária, nem a previdenciária, nem a lei de falências.

 

(Publicado aqui em 12 de dezembro de 2004)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?