metropoles.com

Há 20 anos – Lula entre duas crises

Texto publicado originalmente em 22 de março de 2004

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropóles
Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metropóles

Quase metade desta segunda-feira se passou e o governo mantém o silêncio sobre a grave denúncia publicada na edição recente da revista Carta Capital. Na capa e em 13 páginas internas, o ex-diretor do FBI no Brasil, o português Carlos Costa, diz simplesmente que:

  1. Agentes secretos americanos entram e saem do Brasil sem que o governo brasileiro saiba; sem que monitore suas atividades; sem que tenha a menor ideia sobre o que eles estão fazendo;
  2. Quando quer e precisa, FBI, CIA e qualquer outro órgão de espionagem americano recruta delegados e agentes da Polícia Federal para missões do seu interesse. Mais uma vez o governo brasileiro nada fica sabendo.
  3. Dinheiro americano grosso pinga na conta de delegados da Polícia Federal sem que eles precisem declarar que o receberam.
  4. O Palácio do Alvorada e o Itamaraty foram grampeados.

A entrevista concedida ao repórter Bob Fernandes é uma bomba. Governo sério algum pode silenciar diante dela. O ex-chefe do FBI aceita depor no Congresso. Ele se aposentou, é casado com uma brasileira, pai de uma brasileira e aqui pretende ficar.

Acuado por uma crise interminável que começou com o episódio Waldomiro (funcionário da Caixa Econômica que cobrou propina), o governo se quiser poderia trocar de crise – e atacar a detonada pela Carta Capital.

Ou se preferir, ficar com duas crises. Mas poderia distrair a atenção do distinto público da crise Waldomiro fazendo um barulhão com a crise do ex-diretor do FBI.

O que não dá é para o governo fazer de conta de que não leu a única publicação brasileira que apoiou Lula em editorial antes do primeiro turno da eleição presidencial de 2002.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?