HÁ 20 ANOS – As promessas de Lula que irão para o espaço
(Publicado aqui em 18 de abril de 2004)
atualizado
Compartilhar notícia
13:46
Fernando Henrique Cardoso nega que tenha dito alguma vez: “Esqueçam o que eu escrevi”. O deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) provou outro dia que o ex-presidente disse algo muito parecido com isso. O PT não poderá negar tudo que disse ao longo dos anos.
A desculpa que o PT usa para explicar o desencanto crescente dos brasileiros com seu governo é que a ascensão de Lula criou expectativas em excesso. E que governo algum poderia satisfazê-las. Em parte, a desculpa se sustenta. Em parte, não.
A maioria das expectativas criadas tem a ver diretamente com as posições que o PT sempre defendeu. Na campanha eleitoral, por exemplo, Lula prometeu dobrar o valor do salário mínimo até o fim do seu governo. Não dobrará.
E não é possível que, durante a campanha, Lula não soubesse que não conseguiria dobrar. Ele prometeu criar milhões de empregos. Não foi tão irresponsável quanto Serra que prometeu criar 10 milhões. Mas não importa. Lula não criará os milhões de empregos que prometeu.
Se sabia que seria impossível criá-los e mesmo assim prometeu criá-los, enganou o povo. Se não sabia, estava desinformado e despreparado para governar.