Governo do Amazonas antecipa vacinação para maiores de 40 anos
Wilson Lima (PSC), governador enrolado com a justiça, escapa de depor hoje à CPI da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Ter governador encrencado com a justiça pode ser vantagem. Com receio de sair-se mal no depoimento que prestaria, hoje, à CPI da Covid-19, Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, espertamente, anunciou que a partir do próximo sábado começará a vacinação no Estado de pessoas com idade acima dos 40 anos.
A inesperada decisão dele foi comemorada por aliados e adversários. Lima é investigado por desvio de recursos públicos destinados ao combate à pandemia. Sua casa e seu gabinete no palácio do governo foram alvo de operações da polícia à busca de documentos que possam incriminá-lo. Ele pode vir a ser cassado.
Com lugar marcado em voo para Brasília nesta madrugada, Lima foi surpreendido pelo despacho da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, que aceitou seu pedido para não depor na condição de convocado. O mesmo entendimento beneficiará outros oito governadores convocados.
Uma CPI federal pode convidar governadores e prefeitos para deporem, convocá-los, não. Só quem pode fazer isso é uma CPI estadual. É o princípio da federação. Lima gastou munição que poderia ter guardado. Os amazonenses agradecem mesmo assim. Vida é o que importa.