metropoles.com

Exército aumenta em mais de 10 vezes a produção de cloroquina

Em ofício à CPI da Covid, o Exército informa que agiu assim a pedido do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaro e cloroquina
1 de 1 bolsonaro e cloroquina - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Enquanto a secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, depunha à CPI da Covid-19, um dos senadores informava em voz baixa a alguns dos seus pares sobre o ofício enviado pelo Exército a respeito da produção de cloroquina. Conhecida como “capitã cloroquina”, Mayra defendeu a droga ineficaz contra o vírus que segue matando por aqui.

Segundo o ofício, aumentou em mais de dez vezes a produção de cloroquina a pedido do Ministério da Saúde. Em 2017, foram 260 mil comprimidos, o suficiente para o tratamento da malária nos dois anos seguintes. Uma vez que Bolsonaro decidiu que a droga deveria ser usada no combate ao vírus, no ano passado o laboratório do Exército fabricou 3.230 mil comprimidos.

Em dois dias de depoimento à CPI, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, disse que não havia comprado cloroquina em sua gestão e que nunca recebeu ordem para isso de Bolsonaro. Mas em maio de 2020, quando ainda era ministro interino da Saúde, ele deu ordem de compra, sim. Afinal, é o que Pazuello diria depois: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

O general foi demitido por Bolsonaro porque alguma cabeça haveria de rolar e não seria a do presidente. Dos 30 militares da ativa e da reserva levados por Pazuello para o ministério, 20 permanecem ali porque Bolsonaro não quer que eles saiam. Marcelo Queiroga, médico, o quarto ministro da Saúde em pouco mais de um ano, conformou-se em mantê-los.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?