metropoles.com

Exemplo do que é empatia no caso de Mauro Cid

Uma estrela que apagou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 Tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ponha-se no lugar do tenente-coronel Mauro Cid. Admirado por seus colegas, estava destinado, um dia, a ser promovido a general de quatro estrelas. Mas aí, indicado pelo Exército, concordou em ser ajudante-de-ordem do presidente da República, um capitão inativo, excluído da Força nos anos 1980 por conduta antiética.

Mauro Cid cumpriu todas as ordens que recebeu: ajudar no planejamento de um golpe, no roubo de joias do Estado brasileiro para posterior venda no exterior, na falsificação de certidões de vacina contra a Covid para que seu chefe e a filha adolescente pudessem circular livremente no exterior; e sabe-se lá mais o quê.

E no que deu tudo isso? Foi preso; delatou em troca de uma pena mais branda; foi solto; desabafou com um amigo dizendo que fora forçado a delatar e que lhe atribuem revelações que jamais fez; e novamente foi preso. Sua delação poderá ser anulada. E ele, com certeza, será condenado no futuro a uma pena pesada.

Tão logo a sentença transite em julgado, o Exército afastará Mauro Cid dos seus quadros porque desonrou a farda, a exemplo do capitão inativo que (des)governou o país durante quatro anos com o apoio das Forças Armadas e não conseguiu se reeleger. E assim, a brilhante carreira militar de Mauro Cid terá terminado.

Como ele mesmo disse no seu desabafo infeliz:

– Todo mundo já era quatro estrelas, tinha atingido o topo. Bolsonaro teve Pix de milhões, ficou milionário. O único que teve pai, filha, esposa envolvido, o único que perdeu carreira, o único que perdeu, vida financeira toda fodida, fui eu.

É triste, não é?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?