metropoles.com

Exclusivo: Lula cozinha em São Paulo acordo indigesto para Bolsonaro

Fernando Haddad, Márcio França e talvez Gilberto Kassab, juntos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-presidente Lula _ coletiva de imprensa Brasilia
1 de 1 Ex-presidente Lula _ coletiva de imprensa Brasilia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Lula, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e suas respectivas mulheres almoçaram, ontem, na casa de Márcio França (PSB) no bairro de Campo Belo, na zona Sul da capital paulista.

Como prato principal, o acordo para que França se candidate ao Senado na chapa de Haddad (PT), candidato ao governo. À sobremesa, o possível acordo a ser feito também Gilberto Kassab.

Presidente do PSD, Kassab iria apoiar Tarcísio Freitas (PL), candidato de Bolsonaro ao governo. Seria dele a vaga de suplente de Luiz Datena (PSD), candidato ao Senado.

Se tudo desse certo e Datena se elegesse, o PSD o lançaria candidato a prefeito de São Paulo em 2024. E se tudo outra vez desse certo e ele se elegesse, Kassab assumiria a vaga de senador.

Mas Datena desistiu de sua candidatura; é a quarta vez consecutiva que ele admite entrar na política e depois recua. Então, França convidou Kassab para ser seu suplente na corrida pelo Senado.

O acordo com França daria resultado imediato para Kassab. Uma vez que ele fosse eleito senador e Lula presidente, França seria promovido a ministro de Estado. E Kassab viraria senador.

Ao longo desta semana, o acordo entre Haddad e França será anunciado pelo PT e PSB. Quanto ao acordo com Kassab, só Deus sabe quando. Ou melhor: Kassab sabe, mas não diz.

A mais recente pesquisa do Datafolha (30/6) mostrou que com a eventual saída de França, Haddad tem 34% das intenções de voto contra 13% de Freitas e 13% de Rodrigo Garcia (PSDB).

Para presidente, Lula derrota Bolsonaro por 43% a 30%. O PT nunca elegeu o governador de São Paulo e só uma vez, com o então deputado José Genoíno, disputou o segundo turno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?