metropoles.com

Exclusivo: Flávia avisa a Ibaneis que poderá disputar o governo

Embola a eleição no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Mulher abraça homem
1 de 1 Mulher abraça homem - Foto: Reprodução

Em um mesmo dia e por meio de dois interlocutores, a deputada Flávia Arruda (PL) mandou para o governador Ibaneis Rocha (MDB) o mesmo recado: está difícil, muito difícil para ela segurar as pressões para que se candidate ao governo do Distrito Federal.

Até ontem, Ibaneis não havia respondido ao recado, e segue o baile. O plano original de Flávia e do seu marido, o ex-governador José Roberto Arruda, era que ela fosse candidata ao Senado na chapa de Ibaneis, e daqui a 4 anos, à sucessão dele.

Para atrapalhar o plano, entrou em cena a ex-ministra da Mulher e dos Direitos Humanos Damares Alves, também candidata ao Senado. Damares foi lançada pelo Partido Republicanos a quem fora prometida a vaga de primeiro suplente de Flávia.

Quem traiu o Republicanos, se o casal Arruda ou se Bolsonaro que quer Flávia para o governo porque não confia em Ibaneis, não se sabe, ou não sei. Sabe-se que o empresário Fernando Marques, dono da União Química, deverá ser o primeiro suplente de Flávia.

Marques é amigo de Ciro Nogueira (PP-PI), chefe da Casa Civil. Tem negócios com o Ministério da Saúde. Esteve por trás da operação abortada da compra da vacina russa Sputnik contra a Covid-19. É também próximo de Bolsonaro e dos seus filhos.

A eleição para o Senado tem um turno só. Com vários candidatos, e sendo disputada uma única vaga como será este ano, quem obtiver  35% dos votos estará eleito. Para governador, a eleição se decide em segundo turno. Elege-se quem tiver 50% mais um dos votos.

O casal Arruda, a levar-se em conta a rejeição do marido, acha, e com razão, que seria mais fácil para Flávia eleger-se senadora este ano. Ao mandar recados para Ibaneis, na verdade pede ajuda para livrar Flávia das pressões que ela sofre para disputar o governo.

O baile ainda será dançado por mais algumas semanas. Todas as partes blefam muito. Se o Republicanos receber algum tipo de compensação, poderá largar Damares de mão, deixando o espaço livre para Flávia se eleger senadora. Se isso não acontecer…

Flávia poderá ser candidata a deputada federal para não correr o risco de ser derrotada por Ibaneis. Em silêncio, mantém-se o senador José Antônio Machado Reguffe (União Brasil). Ele pode ser candidato à reeleição, embora seu coração bata pelo governo.

Reguffe não tem pressa. Nas eleições de 2018, Ibaneis só anunciou sua candidatura ao governo no dia 2 de agosto. Apenas na última semana de julho, Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB) anunciaram que seriam candidatos às duas vagas no Senado.

Os três foram eleitos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?