metropoles.com

Esta noite, nascerá o maior e o mais rico partido político do Brasil

Eles só pensam no bem do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem com fotos de Reprodução/Instagram, Luis Macedo/Agência Câmara e Rafaela Felicciano/Metrópoles
ACM Neto, Luciano Bivar e Jair Bolsonaro
1 de 1 ACM Neto, Luciano Bivar e Jair Bolsonaro - Foto: Montagem com fotos de Reprodução/Instagram, Luis Macedo/Agência Câmara e Rafaela Felicciano/Metrópoles

São 33 até agora, mas logo mais quando se reunir o Tribunal Superior Eleitoral, serão 34 os partidos políticos aptos a disputarem as eleições de outubro próximo. Virá à luz o União Brasil, que terá seu registro finalmente confirmado pela Justiça.

Não há 33 linhas distintas de pensamento político no país, nem 20, nem 10, mas a criação de partidos virou um negócio que rende muito dinheiro aos seus donos. Em vários casos, ao seu único dono, que pode ser uma pessoa ou uma família.

O União Brasil resultará da fusão entre o PSL e o DEM. O PSL tem um dono: o deputado federal Luciano Bivar (PE). É o partido pelo qual Bolsonaro se elegeu presidente em 2018, e o abandonou. ACM Neto (BA) é o presidente do DEM, mas não seu dono.

Com 55 deputados federais, o PSL, e 26, o DEM, o União Brasil formará a maior bancada na Câmara, ultrapassando o PT, que tem 53 deputados. Mas isso talvez seja por pouco tempo. De 20 a 30 deputados bolsonaristas do PSL irão para o PL.

É no PL do ex-mensaleiro do PT Valdemar Costa Neto que hoje se abriga Bolsonaro para tentar se reeleger. Nem por isso o União Brasil perderá a condição de o mais rico dos partidos. Só do fundo eleitoral contará com quase R$ 800 milhões.

Dado o seu tamanho, o tempo de propaganda eleitoral do União Brasil no rádio e na televisão será também o maior. Some dinheiro e tempo de propaganda e avalie o quanto o novo partido será atraente para os políticos em geral, e os candidatos em particular.

Sergio Moro quer trocar o Podemos pelo União Brasil. Se não o fizer, Bivar quer ser candidato a presidente pelo União Brasil na esperança de virar vice de Moro. ACM deseja apenas ser candidato ao governo da Bahia, sem ligar-se a Bolsonaro ou a Lula.

E assim caminha a humanidade – ou melhor, uma fatia dela que diz só pensar no bem do seu país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?