metropoles.com

Esquenta a briga entre Cristovam Buarque e Roberto Freire

Em jogo, alianças à direita e à esquerda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
Cristovam Buarque
1 de 1 Cristovam Buarque - Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

A mais recente reunião do Diretório Nacional do partido Cidadania, ex-Partido Popular Socialista, ex-Partido Comunista Brasileiro, serviu de palco para a escalada de desentendimentos entre o seu presidente, o ex-deputado federal Roberto Freire, e o ex-senador Cristovam Buarque. Foi no último sábado.

A reunião foi virtual para discutir a criação de uma Secretaria Executiva e passar a limpo os resultados das eleições do ano passado disputadas pelo Cidadania em federação com o PSDB. Buarque foi contra a aliança, Freire a favor. Buarque reconheceu que do ponto de vista financeiro, a federação funcionou. Mas…

Mas, “do ponto de vista programático”, segundo ele, não:

“Desculpe, deve ser por conta da minha idade, mas quero discutir a questão ideologicamente. Para mim, é muito difícil pedir votos estando nessa federação. Minhas bases a rejeitam”.

O Cidadania só conseguiu eleger 5 deputados federais, todos bolsonaristas disfarçados. Recentemente, por 60% a 40%, a Executiva do partido aprovou uma moção de apoio ao governo Lula. Buarque votou a favor, Freire foi contra. Examina-se, agora, a ampliação da federação com a entrada do Podemos e do MDB.

“Você sempre está olhando para o PT e o Psol, esse pessoal superado”, respondeu Freire a Buarque. “Você apoiou Lula no primeiro turno, antes de o partido apoiá-lo no segundo. Esse pessoal não viu ainda que o Muro de Berlim caiu”.

Aí Buarque partiu para o ataque:

“Olha, Roberto, eu já era um crítico do comunismo soviético quando você era um bolchevique, e celebrei a queda do Muro de Berlim quando você ainda tinha dúvidas”.

O bate-boca esquentou.

De Freire:

“Você sempre foi simpático ao PT”.

De Buarque:

“Entrei no Cidadania achando que seríamos uma esquerda moderna, progressista. Acho que a esquerda nostálgica quer repetir o passado. Se tiver que escolher entre a esquerda atrasada e a direita escravocrata, ficarei com a esquerda”.

Buarque desligou o computador e abandonou a reunião antes do seu final.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?