metropoles.com

Esqueceram de convidar Dilma para jantar com Lula e Alckmin

De nada adianta esconder a ex-presidente. Ela faz parte da história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Dilma Rousseff
1 de 1 Dilma Rousseff - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

É possível imaginar que Lula e Geraldo Alckmin não foram consultados sobre a lista de convidados para o primeiro encontro público entre eles – um, candidato a presidente na eleição do ano que vem, o outro, aspirante a vice? Teria sido uma indelicadeza, decerto. E um desnecessário risco político para os dois.

Dê-se, portanto, de barato, que ambos sabiam, sim, com quem iriam jantar no restaurante A Figueira, na região dos Jardins da capital paulista, no último domingo. E que na relação dos convidados faltava um nome de peso – o da ex-presidente Dilma Rousseff, indicada por Lula para sucedê-lo a partir de 2010.

Se Lula não se deu conta disso, ou se deu e achou melhor não ligar, não seria Alckmin a fazê-lo. O advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativa e organizador do jantar, jura por todos os santos que jamais se esqueceria de convidar Dilma, e que a tarefa foi dada a Rui Falcão, ex-presidente do PT.

Falcão desmente. Carvalho corrigiu-se: o encarregado de convidar Dilma foi José Eduardo Cardoso, ex-ministro da Justiça do governo dela. Cardoso admite a falha, mas preferiu atribuí-la a “um ruído de comunicação”. Que vem a ser o quê mesmo? Problema que ocorre durante a transmissão de uma mensagem.

Quer dizer: qualquer coisa. Um esquecimento, um mal entendido, um equívoco. Petistas disseram que Dilma não foi convidada porque estava em Porto Alegre. Ora, ora, ora… Porto Alegre fica a uma hora e meia de voo de São Paulo. De mais longe voaram para o jantar os governadores do Piauí, Pernambuco e Bahia.

O verdadeiro motivo é outro: Dilma virou um estorvo para o PT. O jantar atraiu nomes que votaram ou que apoiaram sua derrubada – Gilberto Kassab e Baleia Rossi, presidentes do PSD e do MDB, a ex-deputada do PT Marta Suplicy, os senadores Renan Calheiros (MDB) e Osmar Aziz (PSD), e o próprio Alckmin.

Lula alega que está dispensado de fazer autocrítica porque seus adversários já o criticam bastante. No escurinho dos gabinetes, reconhece que a escolha de Dilma foi um dos seus maiores erros. Isso lhe será cobrado durante a campanha. Não adianta, portanto, esconder Dilma. De resto, a escolha foi dele, não dela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?