metropoles.com

Em campanha para reeleger Lula daqui a dois anos

A Santíssima Trindade do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Orlando Brito

O ministro José Dirceu, da Casa Civil, viveu mais um fim de semana como cabo eleitoral de candidatos do PT às próximas eleições. Foi visto em comícios no interior do Rio e de São Paulo. E não perdeu uma única chance de defender o governo Lula e de dar fortes estocadas no PSDB e no governo Fernando Henrique.

Ao lado de Lula e do ministro Antonio Palocci, da Fazenda, Dirceu faz parte da Santíssima Trindade do governo (sem desrespeito algum à trindade santíssima original). E conserva a posição de maior cacique do PT depois do presidente da República. Tem o controle do partido. É candidato a permanecer no governo caso Lula se reeleja. E à sucessão de Lula em 2010.

Sei que há muito chão para frente até lá – e mesmo até 2006. Mas Lula só não renovará seu atual mandato se cometer enormes besteiras daqui para frente (não se deve subestimar a capacidade dele e do governo de cometer besteiras). Ou se a “fortuna” lhe faltar.

Maquiavel ensinou que para manter o poder o príncipe (ou o governante) tem que ser virtuoso e contar com a sorte – destino, conjuntura favorável, circunstâncias, seja lá como vocês preferirem chamar. Por adotar políticas que antes condenava, Lula tomou o discurso da oposição (PSDB-PFL).

Se o crescimento da economia não for uma bolha, ele poderá se reeleger com o discurso do choque social adiado até aqui por conta da severa ortodoxia da política econômica de Palocci. Choque social é com o ministro José Dirceu mesmo – que vive dizendo que o crescimento econômico por si só é insuficiente.

De fato, ao fim do seu atual mandato, Lula poderá até alegar que diminuiu um pouco a pobreza. Mas não terá reduzido o abismo social que separa pobres de ricos. O perfil da distribuição de renda, um dos mais perversos do mundo, não será alterado. Lula pedirá mais quatro anos para alterá-lo.

Este tem sido o mandato de Lula-Palocci. O próximo poderá vir a ser o de Lula-José Dirceu.

(Publicado aqui em 29 de agosto de 2004)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?