metropoles.com

Duplo desafio para Bolsonaro: entrevista ao vivo e debate com Lula

De franco atirador a prestador de contas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jornal Nacional entrevista Bolsonaro
1 de 1 Jornal Nacional entrevista Bolsonaro - Foto: Reprodução

Se dependesse dos seus conselheiros políticos, Bolsonaro faltaria à entrevista ao Jornal Nacional nesta segunda-feira (22/8). Serão 40 minutos ao vivo, e ele recusou-se a ser treinado para responder às previsíveis perguntas embaraçosas que lhe serão feitas.

Bolsonaro confirmou presença. Há quatro anos, candidato a presidente, ele enfrentou William Bonner e Renata Vasconcelos, apresentadores do telejornal, e saiu-se bem para surpresa de todos. Mas à época era um franco atirador e nada tinha a perder.

Não imaginava que poderia ser eleito. Lançou-se a presidente só para ajudar a carreira política dos três filhos zero – um, candidato a deputado federal; outro a senador, e o do meio, vereador, que pretendia se reeleger dois anos depois. Deu tudo certo.

Desta vez, terá que explicar o que fez e o que deixou de fazer para merecer um segundo mandato. A posição de incumbente é sempre desconfortável. O que fez não passa de obrigação. O que não fez é motivo de cobrança. O saldo do seu governo é muito ruim.

Por isso, se desse ouvidos aos conselheiros, também não participaria do primeiro debate entre os candidatos a presidente marcado para domingo (28/8) nos estúdios da Rede Bandeirantes de Televisão, em São Paulo. Lula confirmou presença.

Bolsonaro sugeriu que irá, mas oficialmente não confirmou:

“Eu pretendo ir, até porque tenho muita coisa a apresentar. Não vou ficar preso a uma agenda onde alguém vai me atacar de forma gratuita e eu ficar respondendo ataques gratuitos. Eu vou responder com o que fizemos e fazer comparações com governos anteriores”.

Se ele não for, Lula dificilmente irá. Sozinho, Lula viraria saco de pancada dos demais candidatos. Nada teria a ganhar com isso. Se Bolsonaro for, Lula terá em quem bater. Então, debate que é bom poderá ficar para o segundo turno. Se houver segundo turno.

Nesta quarta-feira, o Jornal Nacional entrevistará Ciro Gomes (PDT), na quinta, Lula e na sexta Simone Tebet (MDB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?