metropoles.com

Destino de Lula e de Bolsonaro será decidido em Minas Gerais

A escrita deve se repetir

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles
Foto-bolsonaro-lula
1 de 1 Foto-bolsonaro-lula - Foto: Fotos: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles

Só a 15 dias do final do segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição em 2014, ultrapassou Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas de intenção de voto. Um sufoco!

Foi a eleição mais apertada da história do Brasil desde 1989. Na de 1994, quando ainda não havia reeleição, Lula tinha 30% em fevereiro, contra 7% de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em julho, Lula, que havia subido para 41%, caiu para 38%, e Fernando Henrique foi para 21%. Em outubro, Fernando Henrique se elegeu com o dobro dos votos de Lula – 54,24% a 27,07%.

O que aconteceu? Simples: o Plano Real, que derrubou a inflação e que quatro anos depois reelegeu Fernando Henrique. Lula não acreditou que o Real daria certo, e se opôs ao plano.

Era a segunda eleição presidencial a que Lula concorria. Na primeira, em 1989, ele enfrentou Fernando Collor e perdeu por 53,03% a 46,97%. Dilma venceu Aécio por 51%,64% a 48,36%.

O PSDB e Aécio estavam tão certos da vitória que prepararam uma festa em Belo Horizonte. Fernando Henrique confirmou a presença. Havia em Congonhas um jatinho para levá-lo.

A festa foi suspensa tão logo se soube que Aécio, vitorioso em São Paulo, seria derrotado em Minas Gerais, seu estado, que governou duas vezes. Foi Minas que garantiu a eleição de Dilma.

Desde o fim da ditadura de 64, o candidato a presidente que ganhou em Minas se elegeu. A escrita vai se repetir. Por enquanto, Lula lidera as pesquisas em Minas, mas a vantagem já foi maior.

Minas, que elegeu Dilma em 2010 e em 2014, derrotou-a em 2018 quando ela tentou se eleger senadora. Havia duas vagas em disputa. Dilma ficou em quarto lugar com 15, 35% dos votos.

Mineiro não pergunta ao outro se ele está bem ou com problemas de saúde, simplesmente descobre oferecendo-lhe torresmo. Se o outro recusar é porque a saúde inspira cuidados.

É por essas e outras que não me arrisco a escrever sobre Minas, mas sou fascinado por sua gente, cultura, culinária e história.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?