metropoles.com

Deixem Tarcísio de Freitas governar São Paulo em paz, e bem

Tudo ao seu tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

A pior coisa que poderia fazer a essa altura Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, seria empolgar-se com a ideia de disputar a presidência da República em 2026.

Faltam 3 anos e dois meses para o dia da eleição. E para que tenha chance de se eleger, ele precisa, primeiro, governar muito bem, e, segundo, Lula governar muito mal, e desistir da reeleição.

Se Tarcísio governar bem e Lula mal, ainda assim ele terá pela frente um problema não desprezível: os paulistas não gostam de governantes que os abandonam para alçar voos mais altos.

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, não deve ser usado como trampolim para quem sonha com o Palácio do Planalto, sede do governo federal.

Um governador de São Paulo bem avaliado deve concorrer à reeleição. Só depois deve pensar em concorrer à presidência É o que a história mostra até aqui. É o que sugerem os fatos.

Paulo Maluf governou São Paulo de 1979 a 1982. Não havia reeleição à época. Em 1984, disputou a presidência e perdeu para Tancredo Neves, o candidato da oposição à ditadura militar.

Orestes Quércia governou São Paulo entre 1987 e 1991. Em 1994, disputou a presidência da República e ficou em quarto lugar. Quem se elegeu foi Fernando Henrique Cardoso.

José Serra foi duas vezes candidato a presidente. A primeira, em 2002, quando ainda era senador, e perdeu para Lula. A segunda, em 2010, quando renunciou ao governo paulista. Perdeu de novo.

Geraldo Alckmin, que por duas vezes governou São Paulo, por duas vezes foi também candidato a presidente. Em 2006, perdeu para Lula. Em 2018, para Bolsonaro.

De 1930 para cá, um único governador ou ex-governador de São Paulo se elegeu presidente: Jânio Quadros, em 1961, que renunciou ao cargo 6 meses depois. Queria ser ditador.

Paciência, Tarcísio! A história não obrigatoriamente se repete, mas ensina a quem deseja aprender.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?