metropoles.com

Cuide-se, Bolsonaro, para não ficar de fora do 2º turno em 2022

Uma das vagas deverá ser de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Protesto no Congresso
1 de 1 Protesto no Congresso - Foto: Orlando Brito

Não convide para dançar ciranda o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A aliança trocada por eles era de vidro e se quebrou.

Quebrou-se desde quando Pacheco, em viagem a São Paulo, pernoitou no apartamento de Gilberto Kassab, presidente do PSD, que não é de centro, nem de direita, nem de esquerda.

Desde então, Kassab passou a citar Pacheco em rodas de conversas políticas como sendo um bom nome para unificar partidos do centro (não confundir com o Centrão) e suceder Bolsonaro.

O senador gostou da ideia, o presidente da República detestou. E de lá para cá, Bolsonaro não perde ocasião de falar mal de Pacheco e de David Alcolumbre (DEM-AP), que o apoiou.

À distância, Kassab diverte-se. Sim, ele acha que Pacheco teria chances de se eleger, mas ao lançá-lo, quis apenas mandar para Bolsonaro o sinal de que o PSD deve ser mais bem tratado.

Por enquanto, o PSD não quer sair do governo, quer entrar ainda mais. No futuro, que é logo ali, vai depender do que possa acontecer a Bolsonaro, se ele estará mais fraco ou mais forte.

É assim que partidos e políticos agem às vésperas de eleições. Veja o caso, por exemplo, de Luciano Huck, apresentador de programa de auditório nas tardes de sábado na Rede Globo.

A um amigo com quem recentemente almoçou na sua casa, ele foi sincero. Disse que se Bolsonaro recuperar a popularidade que vem perdendo, ele não será candidato a presidente. Do contrário, será.

Huck está cotado para suceder Faustão aos domingos. Angélica, sua mulher, poderá voltar a brilhar na tela da Rede Globo. Huck é muito rico e muito jovem e saberá esperar.

Depois do fim da ditadura militar de 64, a eleição presidencial de 1989 foi a que atraiu mais candidatos – 22. A de 2006, o menor número – 7. A mais recente, de 2018, 13 candidatos.

A próxima vai atrair, no mínimo, de 4 a 6 candidatos. Dá-se de barato, entre raposas políticas acostumadas a acertar nos seus cálculos, que uma das vagas no segundo turno será de Lula (PT).

Cuide-se, Bolsonaro, para não ficar de fora do segundo turno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?