metropoles.com

CPI da roubalheira no Ministério da Educação sobe no telhado

Ou ela desce dali em agosto e começa a funcionar ou acabará engavetada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida mostra Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Ele está falando - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Ele está falando - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Governo não pode tudo, mas pode muito. Para que fosse criada no Senado, a CPI da roubalheira na Educação precisava da assinatura de 27 senadores – conseguiu de 32 e tem mais uma de reserva.

E, no entanto, poderá não ser instalada tão cedo, ou talvez só no próximo ano. Antes disso, ela produziria barulho e estragos na imagem já debilitada do governo a três meses das eleições.

Conspiram contra a CPI Bolsonaro, Rodrigo “Pirilampo” Pacheco (PSD-MG) presidente do Senado e David Alcolumbre (União-Brasil-AP), que antecedeu Pirilampo no cargo.

Alcolumbre presidiu o Senado de 2019 a 2021. Para ajudar a eleger Pirilampo, o acende, apaga, acende, apaga, acertou com ele e com Bolsonaro que mandaria no Orçamento Secreto dos senadores.

Dentro do governo, não se libera dinheiro para pagamento de emendas de senadores ao orçamento sem o aval de Alcolumbre. Ele pode estar mal no Amapá, mas em Brasília continua bem.

Pressionado por Bolsonaro, a quem deve seu mandato e outros favores, junto com Pirilampo e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Alcolumbre age para enterrar a CPI.

Pirilampo comprometeu-se com a oposição de ler amanhã o requerimento de criação da CPI (acendeu). Agora, fala em consultar antes o colégio de líderes de partidos (apagou).

É ali que se travará a batalha decisiva para a sorte da CPI. Ou ela começa a funcionar em agosto ou corre o risco de acabar engavetada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?