Costa Neto é quem tem mais a ganhar em negócio com Bolsonaro
Um entra levando deputados para o PL. O outro, com a promessa que poderá não se cumprir de apoio integral do partido
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro finge que acredita no que lhe prometeu Valdemar Costa Neto, dono do PL. Costa Neto finge que acredita no que lhe prometeu Bolsonaro em troca do apoio do partido para se reeleger presidente. Por ora, o jogo entre eles está empatado, mas, ao fim e ao cabo, Costa Neto tem mais chances de se dar bem.
Bolsonaro precisa mais do PL, agora e depois, caso se reeleja, do que o PL precisará dele. Sem um partido com dinheiro e vasto tempo de propaganda no rádio e na televisão, as chances de Bolsonaro se reeleger seriam menores. Outro partido com muito dinheiro e tempo de propaganda, o PP, não o quis.
O PL precisa de Bolsonaro para aumentar de imediato, e também no futuro, sua bancada de deputados federais. O número de deputados federais é que determina o tamanho do fundo eleitoral para pagar as eleições. Bolsonaro levará desde já para o PL um grupo grande de deputados e, no ano que vem, elegerá outros tantos.
Se Bolsonaro se reeleger, o PL será seu sócio número 1 no governo. Se perder, de toda forma o PL estará mais forte para vender seu apoio ao próximo presidente. Uma vez filiado ao PL, ficará mais difícil para Bolsonaro trocá-lo por outro, se Costa Neto não cumprir a promessa de que o partido em sua totalidade o apoiará.