metropoles.com

Contagem regressiva para tornar Daniel Silveira inelegível

André Mendonça, o ministro terrivelmente evangélico, deverá pedir vista do processo, em obediência à vontade de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Daniel Silveira, deputado federal que teve prisão decretada pelo STF - Metrópoles
1 de 1 Daniel Silveira, deputado federal que teve prisão decretada pelo STF - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Posto na pauta da votação desta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal, ali permanece e não deverá ser retirado o julgamento da ação penal da qual é réu Daniel Silveira (PTB-RJ), que em 2018 se elegeu deputado federal depois de rasgar uma placa de rua com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco.

Silveira é acusado de agredir verbalmente os integrantes do Supremo, incitar a animosidade entre as Forças Armadas e o tribunal e tentar impedir o livre exercício do Judiciário. Já foi preso por isso, usa tornozeleira e só pode sair de casa para ir ao Congresso. Saiu para ir a uma festa no Rio na semana passada.

Dá-se por certo que o ministro terrivelmente evangélico, André Mendonça, nomeado por Bolsonaro, pedirá vista do processo, suspendendo temporariamente o desfecho do julgamento. Mesmo assim os demais ministros deverão votar para tornar Silveira inelegível em outubro próximo e não se sabe até quando.

Essa é uma das razões por que Bolsonaro, ultimamente, voltou a bater duro em ministros do Supremo. Outra razão: o WhatsApp firmou acordo com o Tribunal Superior Eleitoral para deixar para depois das eleições o lançamento de um novo dispositivo que aumentará o alcance dos disparos de mensagens em massa.

Bolsonaro já disse que o acordo é inadmissível, inaceitável e que será desrespeitado. Ele pretende convencer os donos do aplicativo a romperem o acordo que o prejudicaria, uma vez que o uso do WhatsApp é vital para que ele e seus seguidores possam disseminar notícias falsas durante a campanha.

Mas isso, naturalmente, ele não dirá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?