metropoles.com

Comunicação pública para Bolsonaro é caso de polícia

Jornalismo chapa branca só serve aos governantes, à sociedade, não

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Escultura de rosto com fita preta cobrindo a boca - Metrópoles
1 de 1 Escultura de rosto com fita preta cobrindo a boca - Metrópoles - Foto: Getty Images

De direita, esquerda ou centro, se pudessem os governantes em todas as partes do mundo controlariam o jornalismo com mão de ferro para que ele não lhes causasse danos.

Todos eles se declaram democratas, até mesmo os autocratas descarados. Mas apenas esses últimos não disfarçam e assumem que o jornalismo para eles, não raro, é questão de polícia.

Se não podem chamar a polícia, empenham-se então abertamente em desqualificar a imprensa. Foi o que fez nos Estados Unidos Donald Trump, e Jair Bolsonaro no Brasil.

É o que Trump voltará a fazer se suceder como deseja o presidente Joe Biden a partir de 2024, e ele tem chances. É o que Bolsonaro faria se tivesse sido reeleito. Ainda bem que não foi.

Bolsonaro conseguiu em menos de quatro anos dividir quase ao meio a imprensa, cooptando parte dela. Não lhe custou tão caro. No caso da imprensa oficial, não lhe custou nada.

Bernardo Mello Franco, hoje em O Globo, pergunta: Quem é o secretário de Comunicação do governo Bolsonaro? Resposta: André de Sousa Costa, coronel da Polícia Militar de Brasília.

E a titular da Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto que Bolsonaro deixou de frequentar rotineiramente desde que perdeu a eleição? Uma major da Polícia Militar.

Eles não foram nomeados à toa. Estão lá para vigiar servidores, esconder informações e dificultar o trabalho dos repórteres. Comunicação pública não é jornalismo chapa branca.

Muitas vezes, a imprensa não atenta para atividades de relevante interesse social. É aí que a comunicação financiada pelo Estado com o nosso dinheiro revela sua importância.

Ela é um braço dos governos, mas que deve servir antes de tudo à sociedade. O melhor exemplo disso é a BBC, sistema de difusão de rádio e televisão pública do Reino Unido, fundada em 1922.

Como observa Mello Franco, levar a comunicação pública a sério é “sinal de respeito aos cidadãos que têm o direito de saber o que as autoridades fazem e como elas gastam o dinheiro dos impostos.”

Lula tem uma oportunidade de ouro para resgatar o conceito universal de comunicação pública. O que preocupa é que no passado, ele chegou a dizer uma vez:

“Não gosto de notícias, gosto de publicidade”. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?