metropoles.com

Como eles chegam ao dia da eleição: Trump, sombrio, Kamala otimista

Ninguém se arrisca a prever quem vencerá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte / Metrópoles
pesquisa Imagem colorida de Kamala Harris e Donald Trump, que disputam a presidência dos EUA - Metrópoles
1 de 1 pesquisa Imagem colorida de Kamala Harris e Donald Trump, que disputam a presidência dos EUA - Metrópoles - Foto: Arte / Metrópoles

Donald Trump e Kamala Harris encerraram suas campanhas na segunda-feira (4) com estados de espírito totalmente diferentes: o ex-presidente, parecendo esgotado em arenas vazias, afirmou que o país está à beira da ruína, enquanto a vice-presidente prometeu um futuro de união enquanto apoiadores energizados gritavam ao lado dela: “Não vamos voltar”.

Em parada após parada, os dois rivais essencialmente ofereceram visões diametralmente opostas da realidade. Trump levantou o espectro da imigração descontrolada e os perigos das políticas Democratas ao falar para multidões na Carolina do Norte e Pensilvânia, com outra parada planejada em Michigan.

Mais otimista, Kamala cruzou a Pensilvânia, que detém 19 votos no Colégio Eleitoral que podem decidir a corrida. Parando em Scranton, Allentown e Pittsburgh antes de um comício noturno na Filadélfia, Kamala falou sobre fortalecer a economia e restaurar os direitos federais ao aborto. Pregou um novo recomeço:

– Vemos nossos compatriotas americanos não como inimigos, mas como vizinhos.

A cerca de 30 milhas de distância, Trump retratava os imigrantes sem documentos como criminosos, doentes mentais, selvagens e animais. Ele e Kamala se valeram de apoiadores hispânicos para atrair os eleitores latinos. O rapper Fat Joe envergonhou seus companheiros latinos em Allentown ao perguntar:

– Onde está seu orgulho?

Trump, chegando ao fim de uma maratona extenuante que começou em 2022, parecia visivelmente cansado,e lutava contra a fadiga diante de multidões apáticas. Kamala, revigorada após uma corrida de apenas três meses, apelou para a unidade e criticou Trump sem pronunciar seu nome:

– A medida de um verdadeiro líder não se baseia em quem você derrota. Baseia-se em quem você eleva.

Apesar dos discursos muito diferentes, as pesquisas sugerem que a disputa continua acirrada, com os candidatos empatados ou mantendo apenas uma pequena vantagem em todos os sete estados-chave dessa eleição.

Trump espera se tornar o primeiro presidente em mais de 120 anos a retornar ao cargo após uma derrota; e Kamala, fazer história como a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?