Comentário do papa sobre o Brasil deve dar o que pensar
O que mostrou a gravação do que disse Francisco e o que não foi gravado
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco não parecia brincar quando disse a dois padres brasileiros, à saída de uma cerimônia no Vaticano, que “o Brasil não tem salvação, muita cachaça e pouca oração”. Alguns trocaram Brasil por brasileiros, e a mídia em geral tratou o caso como uma brincadeira, que teria arrancado gargalhadas.
Foi uma leitura benévola da fala de Francisco, mas talvez não muito correta. Ao cumprimentar fiéis, reunidos na Praça de São Pedro, depois de uma audiência geral, o Papa estava sério quando o padre João Paulo Victor, da diocese de Campina Grande (PB), fez-lhe a súplica:
“Santo Padre, reze pelo Brasil”.
Francisco respondeu em tom baixo, como se fizesse uma confidência. A cena foi filmada pelo padre Carlos Henrique, da diocese de Divinópolis (MG). Ele admite seu espanto com a reação do pontífice, mas pondera:
“Foi surpreendente ver o papa, a principal autoridade da Igreja Católica, brincar com essa intimidade com dois padres desconhecidos. Não imaginávamos que o vídeo iria viralizar na internet. Nesse triste cenário que vivemos da pandemia, acho que foi uma oportunidade de provocar boas gargalhadas”.
Não só gargalhadas, mas reflexão. Segundo o padre, em seguida, Francisco teria dito que rezava sempre pelo Brasil e tinha um carinho muito grande pelos brasileiros, mas isso não foi gravado.