metropoles.com

Começa o julgamento para tornar rés os golpistas de 8 de janeiro

Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Atos golpistas - Metrópoles
1 de 1 Atos golpistas - Metrópoles - Foto: Metrópoles

Advogados de defesa dos presos e denunciados por participarem dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, queixam-se de que são genéricas as acusações a eles imputadas. São de fato genéricas porque não chegou a hora de se tornarem concretas.

Está provado que eles estavam acampados à porta do QG do Exército, reduto dos que clamavam por uma intervenção militar para anular as eleições, e que muitos se envolveram com a destruição do patrimônio público na Praça dos Três Poderes.

Por ora, é o que basta para que se tornem rés. Uma vez que assim entenda a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a fase seguinte será a de abertura de processo, colheita de outras provas e de depoimentos, e finalmente apresentação de defesa.

Então, por último, é que serão julgados. O ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar para tornar rés 100 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O julgamento virtual começou à meia-noite de hoje.

Eles foram denunciadas pelos crimes de tentativa de abolir, com grave ameaça ou violência, o Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; associação criminosa armada; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.

De 8 de janeiro até hoje, a PGR já denunciou 1.390 pessoas por esses mesmos crimes, sendo 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?