metropoles.com

Centrão, que mama nas tetas do governo, largou Bolsonaro de mão

Valeu o esforço de Lira para diminuir a derrota do voto impresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira chega ao Congresso 6
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira chega ao Congresso 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Bem que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, esforçou-se para que a derrota do voto impresso fosse menor do que o previsto. Lira dá-se muito bem com o voto eletrônico, o que ele não queria era que o presidente Jair Bolsonaro ficasse mais aborrecido do que ficou. Espera extrair vantagens disso.

Nas horas que antecederam a votação, Lira trancou-se em seu gabinete e começou a chamar deputados para influenciar o voto deles. Tinha plena ciência do que se desenhava. Convenceu opositores do voto impresso a votarem a favor e orientou outros para que se ausentassem. Controlava a situação.

Tudo saiu como ele planejava. Dos 41 deputados do seu partido, por exemplo, apenas 29 votaram, 16 a favor do voto impresso, 13 contra. No PL, outro partido do Centrão, foram 11 votos a favor e 23 contra. O MDB, que finge não ser do Centrão, deu 15 votos a favor e só 10 contra. O DEM, 13 a favor e 8 contra.

O PSDB surpreendeu o próprio Lira. Sob o comando do deputado Aécio Neves (MG), que se absteve, o partido deu 14 votos para aprovar o voto impresso e 12 para rejeitá-lo. Uma vez no muro, sempre no muro. No PSB que alardeia fazer oposição ao governo, 23 deputados votaram contra, mas 11 votaram a favor.

A bancada de Rondônia foi a mais fiel ao governo. Votaram 8 deputados de 8 partidos – todos a favor do voto impresso. A bancada de Santa Catarina foi a segunda mais fiel – de um total de 16 votos, apenas 2 foram contra. A deputada Ângela Amin (PP) disse depois que votou contra porque errou na hora de votar.

O Piauí do senador Ciro Nogueira (PP), chefe da Casa Civil da presidência da República, só deu 3 votos a favor do voto impresso, e 7 foram contra. O Rio de Janeiro, reduto da família Bolsonaro, partiu-se ao meio – de um total de 42 votos, 21 foram a favor e 21 contra. O filho do líder do governo no Senado votou contra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?