metropoles.com

Brasil e Colômbia lideram a luta contra o desmatamento

Bolívia e Nicarágua estão entre os que mais derrubam florestas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
desmatamento amazonia madeira ilegal pacote verde - metrópoles
1 de 1 desmatamento amazonia madeira ilegal pacote verde - metrópoles - Foto: Getty Images

Em apenas 16 meses de governo Lula, toda a biodiversidade do Brasil começa a respirar melhor. O país perdeu um terço a menos de florestas primárias do que em 2022 (36%). É o valor mais baixo desde 2015. E, globalmente, a sua contribuição para a perda global passou de 43% para 30%.

Algo semelhante aconteceu na Colômbia em 2023. Sob o mandato de Gustavo Petro, o país conseguiu reter metade das florestas que havia perdido no ano anterior, segundo dados publicados nesta quinta-feira (4/4) pela Universidade de Maryland e pelo World Resources Institute (WRI).

Os desafios, porém, ainda são muitos. O avanço de alguns não vence a luta dos demais países que, como a Bolívia, continuam apostando na pecuária e na monocultura; ou a Nicarágua, que viu desaparecer mais de 4,2% da sua floresta natural remanescente; foram os piores números desde 2017.

Assim, no ano passado o planeta perdeu 10 campos de futebol de solo virgem por minuto. “É claro que o mundo ainda está muito longe dos seus objetivos”, afirma o relatório. Os dados são brutais. Em 2023, mais de 3,7 milhões de hectares de floresta primária ou virgem foram degradados.

Bolívia, Nicarágua e Laos foram os países que mais contrariaram os números positivos do Brasil e da Colômbia. O Canadá triplicou a sua perda florestal, em grande parte devido a incêndios . “O mundo deu dois passos à frente e dois trás”, explicou Mikaela Weisse, diretora da Global Forest Watch.

A vontade política do Brasil, segundo o jornal El País, começou a materializar-se no início do mandato de Lula. Mais de três milhões de hectares tornaram-se áreas protegidas. Mesmo assim, e devido à sua extensa área florestal, o Brasil continua a ser o país que mais perdeu florestas primárias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?