metropoles.com

Bolsonaro, o lambe-botas, se humilha para chamar a atenção de Trump

“Eu sei [qual é] o meu lugar perto dele”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
jair bolsonaro apoio trump - Metrópoles
1 de 1 jair bolsonaro apoio trump - Metrópoles - Foto: Redes sociais/Reprodução

É tal o desespero de Bolsonaro com a possibilidade de vir a ser condenado por roubo de joias e tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito, que ele decidiu pedir ajuda a Donald Trump, eleito pela segunda vez presidente dos Estados Unidos.

E o fez de maneira vergonhosa e humilhante. Seguem os principais trechos da sua entrevista à Folha de S. Paulo:

Sobre a vitória de Trump

“Vai refletir no mundo. É um país que é a maior democracia do mundo, projeta poder, que fez valer a sua força. Não tivemos conflito no mundo enquanto o Trump estava lá. E ele gosta de mim. Acredito que só o fato da eleição dele, o que ele tem falado, de liberdade, Elon Musk [empresário e dono do X] está do lado dele, é um sinal para todo mundo de que ele quer uma democracia para o mundo. […] Sempre tive um bom relacionamento com ele”.

Sobre a situação de Trump e a sua

“Quase tudo o que acontece lá acontece aqui. Lá teve [a invasão do] Capitólio, que teve mortes. Tentaram de todas as maneiras colocar na conta dele [Trump]. Lógico, ele é uma pessoa de uma diferença enorme em relação a mim, foi presidente de um país muito rico, fantástico, tem boas amizades com todo mundo, o cara é bilionário. Enfrentou a perseguição do Judiciário. Eu aqui me esquivo. Mas não deixa de ser uma sinalização para cá de ‘faça as coisas direito’. […] Fui o último chefe de Estado a reconhecer a vitória do [Joe] Biden, ele [Trump] não esquece isso. E eu sei o meu lugar perto dele. Eu estou para ele como o Paraguai está para o Brasil.”

Sobre seu desejo de voltar a ser presidente

“Ser presidente é uma merda. Eu não sei como é que cheguei à Presidência. Aconteceu. Dei o melhor de mim. Estava preparado? Não estava. Apesar de 28 anos de Parlamento, quando você vê aquela cadeira lá, cai para trás. Agora, a minha pretensão [é a] de voltar. Eu tenho um sonho. Qual é o sonho? De ajudar o Brasil.”

Sobre Trump e o seu sonho de se recuperar

“Passa por ele. É igual uma caminhada de mil passos, você tem que dar o primeiro, tem que dar o décimo. E o Trump é um passo importantíssimo. Eleger uma boa bancada. Hoje teria 20% da Câmara e 15% do Senado. É muito pouco. Acredito que vem uma bancada enorme em 2026 [no Senado].”

Sobre sua amizade com Trump

O Eduardo [Bolsonaro] tem amizade enorme com ele [Trump]. Tanto é que, de 85 convidados [Trump recebeu convidados em Mar-a-Lago, na Flórida, para acompanhar a apuração], ele [Eduardo] foi e botou mais dois para dentro, o Gilson [Machado, ex-ministro do Turismo de Bolsonaro] e o filho do Gilson. Ele [Trump] me tem como uma pessoa que ele gosta, é como você se apaixonar por alguém de graça, né? Essa paixão veio da forma como eu o tratava, sabendo o meu lugar.”

Sobre ser convidado para ir à posse de Trump

“Se o Trump me convidar, vou peticionar ao TSE, ao STF. Agora, com todo o respeito, o homem mais forte do mundo [Trump]… Você acha que ele vai convidar o Lula? Talvez protocolarmente. Quem ele vai convidar do Brasil? Talvez só eu. Ele [o ministro Alexandre de Moraes] vai falar não para o cara mais poderoso do mundo? Eu sou ex. O cara vai arranjar uma encrenca por causa do ex? Acha que vou para os Estados Unidos e vou ficar lá?”

Sobre sua inelegibilidade e o apoio de Trump

“Acredito que o Trump gostaria que eu fosse elegível. Ele que vai ter que dizer isso aí, mesmo que tivesse conversado com ele, não falaria. [Mas] tenho certeza de que ele gostaria que eu viesse [a ser] candidato.”

 

PS:  Trump é um fenômeno político. Bolsonaro não passa de uma caricatura grosseira de Trump. Por quatro anos, Trump manteve-se à tona e está de volta. Bolsonaro foi o único presidente brasileiro que não se reelegeu e que poderá ser novamente condenado e preso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?