metropoles.com

Bolsonaro asfalta o caminho para justificar sua derrota em 2022

Prometeu provas de fraude no voto eletrônico, à falta delas disse que reunira indícios, por fim entregou antigas fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Live Bolsonaro
1 de 1 Live Bolsonaro - Foto: Reprodução

Se indício tivesse peso de prova, será que o presidente Jair Bolsonaro e seus três filhos Zero ainda estariam soltos? O pior é que nem indícios ele apresentou em duas horas de falatório ao vivo no Facebook sobre a suposta fragilidade do voto eletrônico.

Faz um ano e quatro meses que Bolsonaro disse pela primeira vez que sua eleição em 2018 fora fraudada. Sem fraude, segundo ele, teria vencido no primeiro turno. Com fraude, foi obrigado a disputar o segundo turno com Fernando Haddad (PT).

Por acaso ele dispunha de provas para sustentar tal afirmação? Bolsonaro respondeu que sim, e que no momento certo as apresentaria. Mais recentemente acrescentou que Dilma (PT) só derrotou Aécio (PSDB) em 2014 porque houve fraude.

Faltou coragem a Aécio para desmentir o presidente sem deixar margem para dúvida, mas ao seu partido, não. O PSDB e mais 10 partidos firmaram um pacto contra projeto bolsonarista em tramitação na Câmara que restabelece o voto impresso.

Se o projeto não for aprovado até o fim de setembro próximo, o voto eletrônico seguirá valendo. Não bastasse o fato de Bolsonaro saber que o projeto não passará no Congresso, ele ainda se vê premido pelo avanço de Lula sobre seus eleitores.

Daí a performance amadora, bizarra e autodestrutiva produzida por ele contra a opinião de muitos dos seus ministros, entre eles o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o novo chefe da Casa Civil da Presidência da República e líder do Centrão.

O que Bolsonaro pensa ganhar ao oferecer velhas notícias falsas, disponíveis na internet, como provas que ele mesmo rebaixou à categoria de indícios de que o sistema eletrônico de votação facilita o roubo? Sua imaginação é tão curta quanto a sua inteligência.

Bolsonaro prepara o caminho para sair de cena no caso de se sentir derrotado de véspera. Poderá simplesmente não disputar a eleição ou disputá-la e dizer que lhe roubaram a vitória. O fantasma de não ir para o segundo turno é o que mais o assombra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?