metropoles.com

Augusto Aras corre contra o tempo para virar ministro do STF

Se não for agora, só será caso Bolsonaro governe o país até 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
A posse do novo procurador-geral da República, Augusto Aras, na manhã desta quarta-feira (2/10), foi bastante prestigiada. Presentes várias autoridades, como o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o chefe do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
1 de 1 A posse do novo procurador-geral da República, Augusto Aras, na manhã desta quarta-feira (2/10), foi bastante prestigiada. Presentes várias autoridades, como o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o chefe do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Sempre discreto quando se trata de assunto tão delicado, o procurador-geral da República, Augusto Aras, arrebentou a boca do balão ao revelar que “tem tido conversas” sobre a possibilidade de ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No momento, só tem uma vaga aberta no STF: a do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou por idade. E o presidente Jair Bolsonaro indicou para ocupá-la o terrivelmente evangélico André Mendonça, ex-ministro da Justiça.

Aras disse:

“Eu admito que a conversa sempre ocorra, inclusive nos encontros fortuitos ou não, nos jantares ou encontros em um corredor. Todavia, eu não me candidatei a ministro do Supremo. (…) Se for distinguido pelo presidente com a indicação, será uma grande honra. O convite não houve até esse momento”.

A declaração de Aras foi feita sob medida para animar os senadores que desaprovam a indicação de Mendonça e torcem pela dele. Aras corre contra o tempo. Se não virar ministro agora, arrisca-se a não ser nunca mais, caso Bolsonaro não se reeleja.

Em 2023, serão abertas mais duas vagas de ministros do Supremo: a de Ricardo Lewandowski, em maio, e a de Rosa Weber, em outubro. Então, Aras estará com 64 anos e meio de idade. Com 65 anos, ninguém pode ser indicado para ministro do tribunal. É a lei.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?