metropoles.com

Até o dia da eleição, tudo pode acontecer, inclusive nada

Os que dizem estar com pouca vontade de votar totalizam 25% dos eleitores paulistanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Marçal Da esq. para a dir: Montagem com fotos de Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal, candidatos à Prefeitura de SP - Metrópoles
1 de 1 Marçal Da esq. para a dir: Montagem com fotos de Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal, candidatos à Prefeitura de SP - Metrópoles - Foto: Reprodução

Volto a repetir: no país do “se a eleição fosse hoje”, é bom atentar pelo menos para duas coisas. A primeira: a eleição não é hoje, será em 6 de outubro, portanto,  daqui a 15 dias.  A segunda: até lá, tudo pode acontecer, inclusive nada.

No caso da eleição para prefeito de São Paulo, a pesquisa Datafolha desta semana conferiu que os eleitores de Guilherme Boulos (PSOL) são os mais comprometidos com seu candidato. Os que dizem que não mudarão o voto em Boulos são 40%.

Para comparar: são apenas 16% os eleitores de Ricardo Nunes (MDB) que dizem que não mudarão o voto nele. Em resposta à pergunta “em qual desses candidatos você votará”, Nunes aparece com 27%, Boulos 26% e Pablo Marçal 19%.

A fatia dos eleitores que se dizem comprometidos em votar em Marçal aumentou de 22% para 30%. Em compensação, a fatia dos que se inclinam a votar nele caiu de 61% para 54%.

De forma geral, 22% dos eleitores paulistanos estão comprometidos com os candidatos nos quais declaram voto, índice levemente superior ao da semana passada, quando totalizava 19%. Os inclinados são 56% (índice que se manteve), e os distantes são 22% (eram 25%).

Os eleitores classificados como comprometidos são aqueles que:

1) mencionaram espontaneamente sua opção de voto na pesquisa;

2) confirmaram o nome preferido quando apresentada lista de candidaturas;

3) disseram que seu candidato é o nome ideal;

4) estão altamente motivados para votar.

O Datafolha perguntou ainda sobre a vontade do eleitor de votar no pleito deste ano, em uma escala de 0 a 10. A média entre todos os entrevistados foi de 6.

Uma parcela de 38% respondeu estar com muita vontade de ir às urnas. Na outra ponta, os que dizem estar com pouca vontade totalizam 25% dos eleitores (há uma semana eram 29%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?