metropoles.com

Apoiem Lula, golpistas e não golpistas, culpados e inocentes

E sua fome de justiça, de reconstrução do país, de cargos e de favores será saciada na medida do possível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PT
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em encontro com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Eles sorriem em foto e dão as mãos - Metrópoles
1 de 1 Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em encontro com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Eles sorriem em foto e dão as mãos - Metrópoles - Foto: Divulgação/PT

Se quiser ser o candidato de uma frente ampla, amplíssima, para derrotar o presidente Jair Bolsonaro em outubro próximo, Lula deverá aceitar o apoio dos que tramaram e votaram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Ninguém dentro do PT tem dúvida de que ele aceitará o apoio, embora muita gente dentro do PT faça cara feia para isso, a começar pela própria Dilma. Lula está convencido de que ou será assim ou não se elegerá presidente da República pela terceira vez.

E ele não saiu da cadeia em Curitiba e lançou-se candidato para perder. Esse não seria o melhor fecho para sua biografia. A perder, por que não desfrutar o resto da vida na companhia de uma nova mulher e a viajar pelo mundo na condição de injustiçado?

Lula diz que não é possível fazer política olhando a História pelo retrovisor. Ou seja: se Dilma foi vítima de um golpe como ele mesmo disse que foi e o PT repete, o momento exige que se deixe isso pra lá. Não que se esqueça, mas que por ora se deixe pra lá.

É pragmatismo na veia, ou “realpolitik”, um modo de agir na política e na diplomacia que privilegia considerações práticas, em detrimento de noções ideológicas. Dentro e fora do PT, vozes dissonantes atacarão Lula por causa disso? Fazer o quê?

O ex-presidente acha que tem meios e modos de calá-las, mesmo que não as convença com seus argumentos. Ou preferem mais quatro anos de Bolsonaro? O eleitor que apoiou a derrubada de Dilma parece disposto a apoiar a eleição do inventor de Dilma.

É o que importa. Reúnam-se, portanto, a Lula, os não golpistas e os golpistas, os inocentes e os culpados, e a sua fome de justiça, de paz, de redenção do país, de cargos públicos e de favores será saciada na medida do possível. Na urna, voto não tem cor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?