metropoles.com

Apoiadores de Bolsonaro seguem hostilizando jornalistas

Repórter da CNN que cobriu a manifestação no Rio dos motociclistas só conseguiu deixar o local dentro de um camburão da polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Protesto pró Bolsonaro
1 de 1 Protesto pró Bolsonaro - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Irá para a coleção de fatos a serem relatados no próximo relatório da Federação Nacional dos Jornalistas as hostilidades sofridas, ontem, no Rio, pelo repórter Pedro Duran, da CNN Brasil, que cobria a manifestação de motociclistas encomendada pelo presidente Jair Bolsonaro e liderada por ele.

Por pouco, Duran não foi agredido. Só conseguiu ir embora num camburão da polícia. “A intimidação de repórteres por militantes ligados a Bolsonaro tem como objetivo impedir a cobertura de fatos públicos. É uma violação à liberdade de imprensa”, disse a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo”.

Ao longo de 2020, casos de agressões físicas, ofensas e intimidações a jornalistas aumentaram 168% em comparação a 2019. Foram 150 casos registrados, envolvendo pelo menos 189 profissionais e veículos de comunicação, além do assassinato de um profissional.

As ofensas foram a forma de violência mais frequente, com 59 casos contra 68 jornalistas, um aumento de 637% em comparação a 2019. Bolsonaro e seus apoiadores foram autores de mais da metade dessas ofensas, que tiveram profissionais de jornais e TV como principais alvos.

Esses dados fazem parte do relatório “Violações à Liberdade de Expressão”, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?