metropoles.com

Apertem os cintos para ainda suportar mais 16 meses de Bolsonaro

Prisão de Jefferson levará o presidente e sua gangue a apostarem mais e mais na ruptura institucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: Orlando Brito

Era o que faltava – mas a depender do presidente Jair Bolsonaro e de sua gangue sempre falta algo para justificar suas hostilidades à Justiça e ao Estado de Direito, e tudo será bem-vindo.

Ao presidente da Câmara, Arthur Lyra (PP-AL), Bolsonaro disse que aceitaria o resultado da votação sobre o voto impresso, fosse qual fosse. E que baixaria a bola dos seus ataques às instituições.

Não foi o que se viu – e só Lira acreditou que seria possível. Derrotado o voto impresso, Bolsonaro seguiu na mesma toada. E agora, com a prisão de Roberto Jefferson, deverá ser pior.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, limitou-se a mandar prender Jefferson a pedido da Polícia Federal, listando mais de 10 crimes que ele poderá ter cometido.

No que Bolsonaro se aproveitará disso? Para jogar nas costas do ministro a culpa pelo acirramento da guerra que ele move contra o Supremo. Ora, foi ele que deflagrou a guerra e que a mantém.

Nem bem haviam se passado seis meses desde a posse, e Bolsonaro, às portas do Quartel-General do Exército, em Brasília, fez um comício repleto de ameaças à Justiça e à democracia.

Desde então não perdeu a oportunidade de repeti-lo, com maior ou menor ênfase. Certa vez ouviu calado seu ministro da Educação chamar ministros do Supremo de vagabundos e sugerir sua prisão.

Vez por outra, quando se sente acuado, baixa o tom para levá-lo às alturas mais tarde. E, quando confrontado, invoca a liberdade de expressão como se ela fosse ilimitada, pelo menos a seu favor.

Não fossem os tribunais superiores, a que ponto já teria chegado? É o que se saberá porque ainda lhe restam 16 meses de desgoverno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?