metropoles.com

Agência Brasileira de Inteligência infiltra seus agentes nos protestos

Ao avaliar as manifestações contra o governo no último sábado, Bolsonaro limitou-se a reproduzir o que ouviu do delegado Alexandre Ramagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Cerca de 30 mil pessoas, segundo os organizadores, se preparam para sair em marcha contra o Governo de Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Cerca de 30 mil pessoas, segundo os organizadores, se preparam para sair em marcha contra o Governo de Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Na semana passada, às vésperas de outra rodada de manifestações contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) transferiu agentes de outros estados para que se infiltrassem nos atos promovidos em Brasília, Rio e São Paulo. Alguns portavam armas.

A Abin é subordinada funcionalmente ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, comandado pelo general e ministro Augusto Heleno. Mas seu diretor, o delegado Alexandre Ramagem, deve o cargo a Bolsonaro e com ele despacha pessoalmente ou por telefone.

Ramagem cuidou da segurança de Bolsonaro depois da facada ocorrida em Juiz de Fora, em 6 de setembro de 2018. É amigo dos filhos do presidente da República. Nas redes sociais, avaliza tudo o que a família Bolsonaro pensa ou diz. No último fim de semana, a propósito da ação de vândalos em São Paulo, ele escreveu:

“Tumulto e quebradeira promovidos por criminosos disfarçados de ‘manifestantes’. Policiais estão nas ruas para aplicação das leis e defesa da sociedade, mas são agredidos apenas em razão de seu trabalho e de sua farda.”

Foi mais ou menos a mesma coisa que Bolsonaro repetiu no dia seguinte, e também seus filhos. Bolsonaro já quis fazer de Ramagem diretor-geral da Polícia Federal, mas foi impedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Não desistiu da ideia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?