metropoles.com

Afinal, os irmãos Miranda gravaram sua conversa com Bolsonaro?

Luis Miranda, o deputado, sugere que a gravação existe. Pode ser blefe. Mas se não for, o destino do presidente está em suas mãos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Luis Miranda_CPI da Covid
1 de 1 Luis Miranda_CPI da Covid - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Pergunta de 1 bilhão de dólares (ou muito mais) que teima em ser feita: os irmãos Miranda, o deputado federal do DEM Luis Miranda, e o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo, gravaram ou não a conversa que tiveram com o presidente Jair Bolsonaro em 20 de março último no Palácio da Alvorada?

Durante semanas, Miranda, o deputado, tentou, em vão, reunir-se com o presidente. Só conseguiu naquele sábado depois que disse a um auxiliar de Bolsonaro possuir documentos capazes de derrubar o governo. O resto é história conhecida. Só não se sabe, e o deputado faz mistério a respeito, é se a conversa foi gravada.

Em entrevistas concedidas ontem, Miranda insinuou que pode haver gravação da conversa. Numa delas chegou a dizer: “Não estamos mentindo e não há por que mentir, mas se forçar demais a gente certamente tem como mostrar a verdade e de um jeito que vai ficar muito ruim para o presidente. Ele sabe a verdade”.

Pode ser blefe de um deputado com uma longa folha corrida de processos. Mas se não for? Bolsonaro vai pagar para ver? Miranda é esperto, com apurado senso de timing. Em depoimento à CPI da Covid, primeiro negou-se a dar o nome citado por Bolsonaro como implicado na compra superfaturada da vacina Coaxim.

Os senadores passaram o resto do tempo cobrando para que desse o nome, e ele respondia, sem convencer, que o esquecera. Pressionado por último pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), cedeu e revelou: Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados. Convenhamos: foi um “grand finale”!

Se não existir gravação, Miranda se protege só por sugerir que ela existe, e protege seu irmão, servidor público concursado. Se existir, o destino de Bolsonaro está em suas mãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?