metropoles.com

A volta em grande estilo de José Dirceu com Lula 4 e talvez 5

Ex-ministro sugere que o PT governe por 12 anos seguidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
josé dirceu
1 de 1 josé dirceu - Foto: Divulgação

Ele nunca saiu totalmente de cena. Faz política desde que era estudante nos cruéis anos da ditadura militar de 64. O auge do seu poder foi no início do primeiro governo de Lula quando ocupou a chefia da Casa Civil com a pinta de quem poderia sucedê-lo.

Aí estourou o escândalo do mensalão do PT, a compra de votos de deputados federais e senadores para a aprovação pelo Congresso dos projetos do governo. Aí ele foi denunciado como um dos responsáveis, condenado pelo Supremo Tribunal Federal e preso.

De dentro da Penitenciária da Papuda, em Brasília, continuou a fazer política, não só ele, mas também o ex-deputado Valdemar Costa Neto, atual presidente do PL que abriga Bolsonaro. E no ano passado, mesmo posto à margem, ajudou Lula a se eleger.

Não foi convidado para nenhuma das cerimônias que marcaram a posse de Lula, mas assistiu à subida da rampa do Palácio do Planalto. Outro dia, Lula deu a senha para seu retorno. Foi quando disse publicamente que Dirceu não precisava ficar escondido.

O ex-ministro reapareceu com a entrevista concedida à Rede TV, e em grande estilo, causando um salseiro ao defender a reeleição de Lula e um terceiro governo consecutivo do PT. Não ficou claro se o terceiro governo consecutivo seria de novo com Lula.

A Constituição garante o direito do presidente se reeleger, mas só uma vez. Em 2009, próximo do fim do seu segundo mandato, Lula flertou com a hipótese de convencer o Congresso a mudar a Constituição para que ele pudesse novamente ser candidato.

Chegou a consultar governadores do PT a respeito e outros líderes do partido, mas a ideia foi recusada por quase todos. Então, Lula escolheu Dilma Rousseff para sucedê-lo. Quatro anos mais tarde, ela se reelegeu, e dois anos depois foi derrubada.

Dirceu alega que os próximos dois governos do PT não deveriam ser apenas do partido, mas de um conjunto de forças como a que elegeu Lula em 2022. Mas este governo, que depois de amanhã completará 100 dias, ainda não espelha as forças que o elegeram.

Se a pretensão de Dirceu com sua entrevista foi provocar barulho, vai conseguir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?