metropoles.com

A resposta do “tal de Queiroga” a Bolsonaro: vacina para todos!

Ministro da Saúde alia-se a outras autoridades do governo para dar o exemplo de que contra a Covid-19 só vacina funciona

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Walterson Rosa/Ministério da Saúde
Marcelo Queiroga vacina Roberto Campos Neto contra a Covid-19
1 de 1 Marcelo Queiroga vacina Roberto Campos Neto contra a Covid-19 - Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Marcelo Queiroga, médico, o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro em pouco mais de um ano, visitou um posto de imunização no Guará, uma das regiões administrativas de Brasília, e vacinou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e embaixadores.

Foi “uma ação simbólica”, segundo o titular da Saúde. Foi também uma resposta indireta a Bolsonaro, que tem se empenhado em desacreditar a eficácia das vacinas. Bolsonaro ainda não se vacinou. “Na hora que se sentir confortável, ele tomará a decisão dele”, disse Queiroga. “Nosso governo é liberal e prega a liberdade das pessoas.”

Foi curioso ver Bolsonaro, ontem, sem máscara, em uma audiência por videoconferência com o presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo. A Pfizer tentou vender vacina ao governo brasileiro durante mais de seis meses no ano passado, mas a compra só foi acertada em março último. Bolsonaro não tinha pressa.

Até o momento, segundo dados do The New York Times, mais de 2,33 bilhões de doses foram aplicadas no mundo, o equivalente a 30 doses para cada 100 pessoas. O Brasil ocupa apenas a 60ª posição, com 36 doses administradas para cada 100 pessoas, muito atrás de países como Israel, Estados Unidos e Reino Unido.

Lidera o ranking Seychelles, país da África Oriental que já aplicou 141 doses para cada 100 habitantes, representando um total de 72% de sua população recebendo ao menos a primeira dose e 68% estando completamente vacinados. Depois, Emirados Árabes Unidos, Israel, Malta e Bahrein.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?